top of page

Edição de fotos! Porque o fotógrafo não gosta de mandar sem?

Um bom fotógrafo não tem coragem de entregar as fotos sem edição para o cliente. E edição não significa photoshop, tirar rugas, celulite etc. Vamos por partes.


A edição de fotos envolve correção da luz, se ficou muito forte ou muito fraca. Envolve a correção de cores, muito amarelada ou muito esverdeada. Envolve ajuste de branco e preto, realce e sombras. Isso é o básico. Existe uma infinidade de ajustes que devem ou não ser usados. Vai depender do objetivo final da foto.


Quando o fotógrafo faz o ensaio, ele passa as fotos para o computador, depois envia para o programa de edição, depois olha uma a uma para eliminar fotos ruins ( sem foco, tremidas, olho fechado, boca torta, objetos indesejados que queimam a foto toda, e por aí vai).


Depois, feito isso, passa para etapa de edição. Ajustes básicos, recortes para enquadrar da melhor forma, teste de preto e branco.


Isso tudo é muito particular e vai de cada fotógrafo. Tem fotógrafo que gosta de um estilo de foto com mais contraste, outros mais suave, desbotado. Ou seja, a edição é parte do trabalho de arte do fotógrafo.


Se logo após um evento, o fotógrafo envia as fotos para você, ou ele é o fotógrafo "ninja Gedai das estrelas" que não erra nenhuma foto ou ele não liga muito para isso. Eu fico com a segunda opção. Sempre tem alguém que pisca, alguém que passa na frente...


Não tenho nada contra quem trabalha assim, mas eu particularmente, adoro editar as fotos, relembrar o evento, selecionar com carinho as melhores fotos para meus clientes.


Veja abaixo um exemplo simples de foto com e sem edição.


Foto sem edição

Parece que não tem muita diferença, mas tem! Cor da pele, dos cabelos, luminosidade..etc... rs! É isso! beijos



bottom of page