Qual o melhor horário para fotografar na luz natural e porque?


Depende? O que você vai fotografar? Para retratos, não há dúvidas: os melhores horários para fotografar são de 06:30 da manhã até 09:30 e de 16:00 até 18:00.


Mas porque?




Porque esse horário o sol está com a luz menos forte e mais fácil de controlar a sombra.


Um retrato em pleno sol de 12:00 ficará horrível pois a sombra marca muito o rosto.


Entretanto, toda regra tem sua exceção. Para fazer a foto acima, eu precisava fazer ao sol de 12:00. Pois o objetivo era a marcação da sombra no chão. Mas perceba que se eu colocasse as modelos no sol, além de estourar , os olhos ficariam com a sombra do olho de urso panda.


O ideal é usarmos a luz suave. É uma luz que vem de uma fonte de grande em relação ao modelo, como o céu, a lateral de um prédio, uma janela, entre outros. Esse tipo de luz não vem direto da fonte ao modelo, é uma luz refletida, e por isso ela é mais difusa e a diferença entre as zonas de brilho e sombra é um degradê suave, não há a linha dividindo como na luz dura.


A luz do sol, apesar de ser uma fonte gigantesca de luz, não é uma luz suave para ensaios fotográficos. Relativamente falando, pela distância, o sol é pequeno em relação ao modelo, por isso faz sombras duras.


Corram de fotógrafos que marcam sessão fotográfica entre 10:00 e 15:00 , se o objetivo for retratos fotográficos.


Certinho?


Beijos




Venha conversar comigo: (61) 98118-9933

brendabastosfotografia@gmail.com

Copyright © 2019 By Brenda Bastos

  • Facebook Brenda Bastos Fotografia
  • Pinterest Brenda Bastos Fotografia
  • Instagram Brenda Bastos Fotografia
whatsapp_brenda_bastos.png